Sistemas de aquecimento para aproveitar a piscina o ano todo (17/05/2022) | HPool Piscinas

Sistemas de aquecimento para aproveitar a piscina o ano todo

Sol, calor e piscina são sempre uma boa combinação. Afinal, nada como se refrescar na água em um dia abafado de verão.

17/05/2022

Porém, nem só de dias ensolarados é feito o ano, e poder aproveitar a piscina somente nas altas temperaturas é bastante limitante. Nesses casos, instalar um aquecedor é a melhor solução para quem deseja aproveitar bem todas as outras estações do ano.

Por isso, investir em novos métodos para deixar a piscina disponível todos os dias é, sem dúvidas, uma grande vantagem. No texto de hoje falaremos um pouco sobre os tipos de aquecimento, suas vantagens e funcionalidades.

Tamanho da piscina

O primeiro passo para escolher o sistema de aquecimento adequado é observar o tamanho da piscina. A quantidade de litros é o fator principal, mas há outras particularidades a serem consideradas. Por exemplo, se a piscina tem uma área maior e é mais rasa ou ocupa uma área menor, mas é mais funda.

Tipo de uso

Vale também entender qual é a finalidade da piscina em questão. Uma piscina utilizada todos os dias é diferente de uma destinada apenas para fins de semana ou veraneio. Espaços frequentados apenas por adultos podem permanecer entre 18 e 25°C. No caso das crianças, o recomendado é que se mantenha de 25 a 28°C. Para academias que oferecem aulas de hidroginástica e natação, a temperatura pode chegar a 32°C.

Aquecedor solar

O aquecedor solar depende exclusivamente das condições climáticas. Por isso, é indicado instalar os painéis em locais que possam ficar mais expostos ao sol, como telhados, lajes ou o chão. E sempre apontando para o Norte, para garantir uma boa incidência solar sobre as placas. É essencial evitar sombras, para aproveitar ao máximo a luz solar. O sistema chega a aquecer a água até 8°C acima de sua temperatura natural. Nas regiões mais frias, se ela estiver muito gelada, o resultado pode não ser o esperado.

Aquecedor a gás

O aquecedor a gás é ideal para quem não deseja ser dependente do clima para ter sua piscina aquecida. Mesmo nos meses mais frios, esse modelo de aquecimento pode garantir 30° C para a água. Ele é indicado para piscinas menores, com até 150 m³. Deve-se considerar que esse aquecedor trabalha com um sistema de gás, portanto é preciso atentar-se quanto a questões de segurança. Também é necessário um local espaçoso, que comporte o volume dos equipamentos.

Aquecedor elétrico

Assim como o sistema a gás, o aquecedor elétrico é capaz de esquentar as piscinas independentemente da situação, basta que tenha energia elétrica para alimentar o aparelho. Esse aquecedor, apesar de apresentar um aquecimento mais rápido, demanda consumo de energia, já que se mantém ligado até que toda a água da piscina seja aquecida.

Capas térmicas

Além dos sistemas de aquecimento, as capas térmicas são ótimas aliadas para que a água fique aquecida. Elas ajudam a preservar a temperatura da água por mais tempo, além de colaborar para mantê-la limpa e protegida. Essa é uma alternativa de baixo custo e bastante efetiva.

Manutenção

A manutenção preventiva dos aquecedores é muito simples. Consiste basicamente na avaliação e limpeza do sistema. Nos solares, a manutenção é feita nas bombas e nas placas coletoras. Já para os sistemas elétricos e a gás, é feita na parte elétrica, nas tubulações e nos componentes do sistema. É recomendado que o serviço seja feito a cada seis meses por uma equipe especializada.
Com tantas possibilidades, é fácil perceber como a instalação de um sistema de aquecimento pode ser vantajosa. Para que seu projeto seja um sucesso, conte com o conhecimento e a técnica dos profissionais da HPool!

Compartilhe

  1. Piscinas
  2. Produtos